Insights
O que é branding?
A nossa visão para um dos assuntos com maior relevância no mundo dos negócios
Antes de iniciar este texto, gostaria de propor um tom mais casual para esta leitura. Ok? Vamos começar desmistificando algumas coisas: branding não é uma ciência exata e muito menos uma verdade absoluta; branding não é um assunto contemporâneo, ele já existe — em outras formas — no mundo dos negócios desde sempre; branding também não é só responsabilidade do marketing ou da agência de publicidade; muito menos uma tarefa realizada apenas da empresa para o mercado; branding não é sinônimo de identidade visual; e, pelo amor de quem você acredita, não é perfumaria ou o toque “gourmet” para o seu negócio.
De modo simples, branding é uma atividade estratégica e também a maneira que interpretamos e gerenciamos as ações do nosso negócio através da nossa marca. É a sinergia de tudo, bom ou ruim, que você — e as pessoas envolvidas com o seu negócio — fazem todos os dias em nome da sua marca. A reputação destes movimentos criada no imaginário das pessoas reforça a percepção de valor da sua marca. Tornando-a mais ou menos resistente aos movimentos do mercado.
Na Morama, acreditamos que a consciência por compreender e alinhar cada movimento do nosso negócio está acima de qualquer outra estratégia. Por exemplo, aqui no escritório, temos uma filosofia de que nós respondemos, acima de tudo, à Morama, não ao Pedro ou ao Felipe. Por meio da essência da marca, de suas virtudes e de seus pilares, que tomamos as nossas decisões. É claro que somos nós — as pessoas — que nutrimos todos os valores e diretrizes para a marca, mas ao fazermos isso disseminamos para todos e não para poucos.
O que, nesta imagem, nós chamamos de Ciclo da Marca, ilustra e representa toda a abrangência do branding: o posicionamento de mercado, a categoria do negócio, o produto, a identidade visual, a cultura organizacional, o modelo econômico-financeiro, as políticas de preço, o modelo de fabricação e distribuição e por aí em diante. Ou seja, é assunto para todas as áreas e responsabilidade de todas as pessoas em uma organização.
PS: Você consegue identificar as quatro marcas que abrem este texto?