Insights

O que é posicionamento de marca?

Você já parou pra pensar como as pessoas enxergam a sua marca, quais os atributos que os consumidores associam a ela e quais os valores que vocês compartilham?

O posicionamento de marca compreende as ações e atitudes tomadas a partir das características que compõem a identidade da marca, a fim de gerar determinada percepção no inconsciente coletivo das pessoas com quem ela se relaciona. É a forma de expressar a essência e o conjunto de associações que uma marca almeja criar ou manter diante de seus públicos de interesse. Um bom posicionamento tem a capacidade de alinhar tudo o que a marca é, diz e faz — essência, discurso e ação — e, principalmente, indicar aquilo que ela não é. Essa estratégia torna-se fundamental em um mundo complexo, hiperconectado, de infinitas possibilidades e de consumidores cada vez mais conscientes de suas escolhas.

O especialista em Branding, Jaime Troiano, acredita que o posicionamento de marca é essencialmente uma dimensão perceptual, algo que acontece em nossas mentes, é o espaço privilegiado que as marcas ocupam em nosso cérebro. Segundo Philip Kotler, um dos maiores nomes do Marketing, posicionar é o ato de planejar a oferta e a imagem da empresa de modo que ela ocupe um lugar distinto e valorizado na mente do público. Já para a consultoria global de marcas Interbrand, posicionamento é a localização única e estratégica da marca no mercado, é o lugar que o público acredita que a marca ocupa por meio da oferta de benefícios tangíveis e intangíveis.

Para a Morama, uma marca bem posicionada consegue entregar uma proposta de valor clara e consistente, se diferencia da concorrência por meio dos valores, atributos e benefícios que se evidenciam na cabeça e no coração das pessoas — fatores que proporcionam, consequentemente, crescimento e melhores resultados à organização. O processo de posicionamento é contínuo, exige reflexão, conhecimento profundo sobre o consumidor e observação dos concorrentes — indo além de investimentos massivos em comunicação e compra de mídia.

Para que essa estratégia de branding seja consistente e efetiva, é preciso trabalhá-la e deixá-la evidente em todas as experiências e pontos de contato da marca — da ativação no ponto de venda ao brinde promocional, do processo de compra no e-commerce ao serviço de atendimento ao cliente. Ela também não pode se restringir apenas às conexões com o consumidor final, o posicionamento da marca deve ser e estar evidente entre todo o grupo de stakeholders — gestores, acionistas, fornecedores, parceiros de negócio e, principalmente, colaboradores.

Poderíamos citar aqui alguns cases de posicionamento de marca mundialmente reconhecidos como Nike e seu chamado para a atitude com o “Just do It”, a celebração dos bons momentos com o “Abra a Felicidade” da Coca-Cola, Dove e a defesa da beleza sem padrões com o “Real Beleza”“Red Bull te dá asas” e o ideal da vida ativa e energia ilimitada, mas preferimos trazer à discussão dois exemplos mais próximos da realidade de nossas marcas.

Um dos modelos de sapato produzidos pela marca — Foto por Insecta

Insecta

A marca de sapatos e acessórios veganos, unissex e ecológicos possui um posicionamento voltado às questões ambientais, de igualdade de gênero e comércio justo, atuando de forma ética e transparente com seus públicos.

“Calce uma causa” nos convida a repensar a economia, buscando alternativas de consumo e aumentando a vida útil do que já existe. Seu objetivo é conscientizar o ecossistema e incentivar novos empreendedores a trabalhar em favor do meio ambiente, mostrando para o mundo que ser consciente pode ser divertido. E como essa essência reflete na prática?

Na produção, são utilizadas roupas usadas, tecidos descartados e garrafas PET como matérias-primas de seus produtos. A marca não sacrifica nenhum ser vivo para fins estéticos, ou seja, além de não fazer qualquer tipo de teste em animais, não utiliza nenhum insumo de origem animal.

A educação ambiental também faz parte das ações da marca. Em suas lojas físicas são promovidos eventos, cursos e palestras que discutem temas relacionados à sustentabilidade. A Insecta também possui um programa de fechamento de ciclo do produto, ou seja, incentiva a devolução do sapato usado para ser reciclado e transformado em um novo.

Toda a entrega e distribuição de produtos em Porto Alegre é realizada de bicicleta, os custos de produção são abertos e disponibilizados em seu e-commerce, além disso, a Insecta possui uma série de iniciativas de co-branding com coleções desenvolvidas em parceria com marcas que compartilham dos mesmos valores.

Oficina670 Coworking

A relação da Morama com o Oficina670 é íntima e constante, desde o primeiro rabisco no papel até hoje. Ajudamos a estruturar o primeiro espaço compartilhado do Vale do Taquari (RS) a partir de pesquisa e análise dos players já existentes, definindo posteriormente o posicionamento e os fundamentos da marca.

Negócios vivos, positivismo e o fazer junto são os pilares que guiam o posicionamento deste coworking. Trata-se de um ambiente facilitador e de desenvolvimento de negócios, um ecossistema empreendedor e em constante movimento. A marca busca olhar para o dia a dia com uma visão positiva. Acredita que entender, ajudar e cooperar com o outro são parte deste movimento.

“Inspirar Fazendo” reforça a cultura da colaboratividade e o senso de pertencimento em relação à comunidade. Todas as ações realizadas pela marca incentivam a troca, o trabalho colaborativo e o crescimento mútuo das pessoas e empresas que fazem parte do ecossistema, evidenciando de fato que o desenvolvimento individual é o reflexo da transformação coletiva.

Como vimos, não importa o tamanho ou o segmento do seu negócio, sempre há valores para compartilhar e maneiras de se posicionar. Ficou interessado no assunto? Escreva pra gente, vamos conversar.

Felipe Johann

24 de março de 2020