Insights

A diferença entre logotipo, identidade visual e branding

Muitas pessoas e empresas chegam até nós interessadas em desenvolver uma identidade visual. Esclarecer as diferenças entre um projeto de expressão visual de um projeto de branding faz parte das nossas primeiras conversas. E você, sabe qual é a diferença entre logotipo, identidade visual e branding?

Branding

Trata-se de uma atividade estratégica de construção de valor e significado através da gestão da marca e dos movimentos do negócio – é a sinergia de tudo e todos que fazem a marca no dia a dia. Um projeto de branding busca alinhar a essência do negócio com as suas estratégias, traduz o que a marca é, o que ela entrega e o seu modo de agir.

Identidade visual

É a interpretação visual de tudo o que a marca é. Um conjunto de elementos gráficos – ícones, fontes, cores, formas – que manifestam ao público os valores, a personalidade e as características de uma empresa, produto ou serviço. Para nós, a manifestação visual é uma das maneiras de tangibilizar aquilo que é construído dentro de um projeto de branding, deve estar sempre em coerência com a estratégia da marca e do negócio.

Logotipo

É a síntese visual de identificação da marca, uma representação gráfica composta por um nome e/ou símbolo. É o principal elemento da identidade visual de uma marca, porém, como já vimos, não é o único.

E aí, ficou mais claro? Quer saber mais ou trocar uma ideia sobre? Vem conversar com a gente.

Felipe Johann

20 de janeiro de 2022

Assine nossa newsletter para receber

insights sobre marcas e negócios.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade