Insights

Olhares e ângulos: as marcas em tempo de transformar

Marca é tudo o que as pessoas sentem, pensam e experimentam em relação a uma empresa, ou organização. Dessa forma, carrega significados e se transforma em valor. A marca sempre vai transbordar aquilo que compõe a organização, pois o negócio em si é que faz a marca, e vice versa.

Diante de todas as transformações constantes e concomitantes que estamos vivendo, sentimos a necessidade de trazer um novo olhar às marcas com as quais trabalhamos. Para isso, optamos por olhar para o que tínhamos em casa e aplicamos uma sequência de ações que fazem parte da maioria dos projetos que passam pela Morama.

Como primeiro olhar, buscamos compreender: escutamos, lemos, observamos comportamentos. Na internet, nas ruas, nas notícias — em tudo o que está ao nosso redor. Uma busca curiosa de quem quer saber mais a partir de fatos e desenvolver soluções que respondam às necessidades de cada momento.

Assim, com esse primeiro olhar, entendemos que teríamos dois caminhos: (1) a proposição de ideias àqueles clientes que conhecíamos profundamente, de longa data, nos quais estamos inseridos e conhecemos as dores e as oportunidades; (2) a conversa, dessa vez de cunho mais pessoal, direcionada e imersiva, com pessoas que poderiam trocar conhecimento e experiências a respeito do mercado e sociedade atual.

Foi dessa maneira que os projetos ganharam nome e formato. Este segundo, foi chamado de “Vamos conversar?”, de forma muito direta e certeira. Foi pensado como um convite à troca de ideias, sem compromissos comerciais ou vínculos de outra ordem. Um verdadeiro diálogo para para saciar a vontade de compartilhar, de ter contato — mesmo que virtual — , do café ou happy hour no fim do dia. A gente viu que as pessoas estavam sedentas por isso, e foi justamente o que oferecemos a elas.

Já o primeiro denominamos como “Um novo olhar, Morama”. Este projeto respondeu à grande necessidade dos nossos clientes de repensarem o seu negócio a partir de uma nova perspectiva.

Ambos os caminhos trouxeram grandes ensinamentos e geraram conteúdo para que pudéssemos compartilhar com as nossas redes. Era hora de vivenciar, de trazer relevância ao cenário que estamos construindo nesse novo momento de mundo.

Como Morama, acreditamos que é isso que precisamos entregar para quem está junto de nós: a criação de relações entre marcas e pessoas em ambientes cada vez mais complexos. No nosso olhar sobre nós mesmos, percebemos que o momento seria de reforçar o nosso compromisso e entregar insights que trouxessem movimento consciente aos negócios.

Uma lente sobre “Um novo olhar Morama”

Para desenvolver esse projeto, atentamos para algumas questões fundamentais: precisava de uma entrega rápida, ser certeiro nas recomendações, e perene nos resultados.

Dessa forma estruturamos um workshop junto a nossa equipe estratégica, um encontro virtual no qual exploramos três frentes: observação, interação e análise do contexto de mundo e local; escolha de temas de autoridade da marca; cross entre o que o contexto pede e o que a marca pode oferecer para chegar às recomendações.

E foi assim que seguimos para levar aos clientes algo que não esperavam no momento: um olhar atento, direcionado à sua marca e negócio, por outro ângulo. Um novo olhar necessário.

Essa iniciativa reflete o que queremos como Morama e também, particularmente, a minha vontade pessoal: buscar e trazer alternativas ao que é tido como imutável, e assim possibilitar e criar relações verdadeiras entre pessoas e marcas.

Pâmela Cristina Faleiro

7 de agosto de 2020