Insights
Pesquisa Marcas & Relevância 2021
O mês de setembro de 2021 marca o lançamento da primeira edição da pesquisa Marcas & Relevância – Um olhar em profundidade para o consumidor do Vale do Taquari. Um estudo cuidadoso sobre o comportamento de consumo que revela detalhes sobre a necessidade do consumidor local, suas preferências e gostos, e serve de base para empresários, gestores, gerentes e profissionais do Vale do Taquari que estão planejando suas ações estratégicas para 2022.
Em três meses de pesquisa, conversamos com 30 pessoas, entre 25-65 anos, responsáveis pelas compras da família ou pelas suas próprias compras. Por meio de conversas e análise em profundidade, é possível assegurar respostas mais assertivas para tomada de decisão, resultando em subsídios para empresas que buscam se tornar cada vez mais relevantes na região.
Entenda motivos
“Em 2020, percebemos que em um momento tão crítico era fundamental ouvir as pessoas. Conversamos com diversos empresários e sentimos a necessidade de também ouvir o consumidor, as informações sobre eles eram muito vagas. Queríamos trazer significado para suas escolhas, compreendendo porque compram e porque não compram. Quais seriam esses por quês?”, menciona Pâmela Faleiro, sócia da Morama e especialista em gestão de marcas.
O que se pode esperar do consumidor?
Conforme Pâmela, a partir da pesquisa, as marcas poderão olhar para pontos práticos do dia a dia dos entrevistados e encontrar recomendações para agir a partir deles.
“O que importa para o consumidor da região está alicerçado na essência das marcas e dos negócios, em suas pessoas. Isso vem ao encontro do que a Morama também acredita: são as relações e significados que iluminam o caminho”.
Especialistas recomendam
Além da equipe da Morama: Pâmela, Pedro Carlessi, sócio da Morama e especialista em marcas e Felipe Johann, especialista em criatividade e inovação, a pesquisa conta com o reconhecimento de profissionais renomados. A pós-doutora em Marcas Mutantes e Comunicação Estratégica & Branding, Elizete Kreutz, o consultor e conselheiro de Administração, Fernando Röhsig, o doutor em comunicação e consultor empresarial, Sebástian Goldsack e a gestora de marca do iFood Brasil, Nil Santana, apresentam seus olhares e pontuam considerações sobre os resultados.
Para acompanhar, se atualizar e pôr em prática
A pesquisa está disponível no site, basta acessar morama.com.br/marcaserelevancia, e aproveitar cada insight. Nos próximos dias, nós da equipe Morama e alguns dos especialistas convidados protagonizam uma websérie com vídeos, abordando os resultados do estudo. Saiba de todas as novidades, acessando instagram.com/moramabranding.