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Clube de Leitura Morama – Princípios do Capitalismo Consciente

Se tem assunto que sempre gera boas discussões aqui na Morama são as novas abordagens do capitalismo e os movimentos que estão repensando o sistema social e econômico tradicional. Uma das pessoas que tem falado sobre o tema é John Mackey, fundador e ex-CEO da Whole Foods Market – empresa adquirida pela Amazon em 2017.

Para o empresário americano, o capitalismo de livre-inciativa é e continua sendo o mais poderoso sistema para propiciar cooperação social e progresso humano, no entanto precisa aspirar algo maior. No livro Capitalismo Consciente, Mackey apresenta sua visão de mundo para propor um modelo mais consciente, que atenta para a forma como fazemos negócios e para o potencial que as marcas têm de gerar impacto positivo na sociedade.

De forma geral, sua visão vai ao encontro e está baseada na ideia fundamental do pensamento sistêmico de que não existem efeitos principais e efeitos colaterais – tudo o que fazemos gera consequências e todas são importantes. As organizações tem o poder não só de criar, mas também de destruir vários tipos de riqueza – quanto maior a empresa, maior o impacto exercido em todas as dimensões.

Os quatro princípios do Capitalismo Consciente

Propósito maior e valores centrais
O propósito é o grande norteador e o primeiro passo para o capitalismo consciente acontecer. É o olhar para o negócio a partir de algo que vá além do lucro por si só, é uma entrega que não se prende apenas no produto mas também no significado e na identificação que aquilo gera e representa. É neste compromisso que está a vida da organização, é a cola que mantem a empresa unida, o líquido amniótico que nutre a força organizacional.

Integração de stakeholders
Na visão consciente, entende-se que antes de serem “partes interessadas” na organização, os stakeholders são seres humanos e devem ser honrados por isso, é preciso gerar valor para todos igualmente. Eles funcionam como um sistema em harmonia, se uma parte está desequilibrada, o sistema por inteiro tende a ruir.

“Todos contribuem para a criação de valor e,
portanto, é vital que compartilhem
os benefícios
da distribuição desse valor.”
– John Mackey

 

Liderança consciente
Uma liderança consciente talvez seja o elemento mais importante do Capitalismo Consciente. Para ser um líder consciente é preciso ter autoconhecimento para usar da autenticidade para agir e inspirar – e ter crenças claras e paixões declaradas ajudam nesse processo.

“(…) nosso maior desafio como líderes
é o de gerir e conduzir a nós mesmos, fazendo
escolhas sábias para aprender, crescer e
evoluir como seres humanos.” –
John Mackey

 

Cultura e gestão conscientes
A cultura é uma força poderosa – porém invisível – que evidencia o aspecto humano da organização, é aquilo que as pessoas fazem no dia a dia da empresa de forma inconsciente. Formar uma cultura que preserva os valores e o propósito da empresa ao longo do tempo é uma das atribuições mais importantes de um líder. Já a gestão consciente é aquela que consegue concentrar essa energia coletiva de forma mais eficiente possível por meio de práticas e estruturas organizacionais. A gestão sustenta e reforça a motivação intrínseca dos colaboradores, busca e mantém na equipe pessoas que tenham paixões em consonância com o propósito institucional, criando oportunidades para que prosperem e cresçam junto com a empresa.

“Uma estratégia sem um propósito pode levar a lugar
algum, ao mesmo tempo, uma estratégia bem concebida
e associada a um propósito pode se revelar pouco útil
se a cultura for incompatível.” –
John Mackey

 

 

Considerando esses quatro princípios, classificamos como empresas conscientes aquelas que são estruturadas e orientadas por um propósito, marcas que conseguem servir, alinhar e integrar o interesse de todas as partes envolvidas. Conscientes da sua interdependência e sinergia com o todo, são lideradas por pessoas movidas pela dedicação ao compromisso institucional. Marcas conscientes contam com uma cultura sólida, confiável, autêntica e inovadora. Se esforçam para gerar riqueza financeira, intelectual, social, cultural, emocional, espiritual, física e ecológica.

Capitalismo Consciente traz uma visão moderna de gerir e liderar empresas. Repleto de exemplos práticos e cases que já se mostraram extremamente eficientes, o livro consegue transmitir ideias e princípios de modo não tão abrupto ao sistema vigente. Mackey apresenta essa nova “roupagem” utilizando-se de uma linguagem simples, do dia a dia dos negócios, para levar e introduzir o tema à gestores e empresários que também precisam tomar consciência e fazer parte desse movimento que é tão necessário.

Leituras para se aprofundar no tema
Reinventando as Organizações, de Frederic Laloux
Liderar a partir do futuro que emerge, de Otto Scharmer

 

Esse texto faz parte do Sementes de Morama [micro conteúdos pensados para informar, provocar e movimentar].

Morama Branding

20 de abril de 2022

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