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Cinco estratégias para negócios em 2022

Se você está desenvolvendo uma ideia de negócio ou buscando compreender quais são os caminhos que podem fortalecer a sua empresa, este texto pode te ajudar. Nós separamos cinco estratégias, que acreditamos serem fundamentais para qualquer estágio de negócio e que, mesmo se tudo mudar, elas ainda serão de extrema relevância. Vamos lá?

 

1. Tenha uma proposta de valor clara

Ter uma proposta de valor, é saber declarar qual é a principal oferta que a sua empresa entrega para os consumidores. Uma proposta clara, traz clareza para a ideia que está por trás do negócio, ajuda na construção dos recursos necessários e direciona a tomada de decisão. Quanto mais direta, transparente e simples ela for, melhor será a sua entrega. Uma proposta de valor forte dá norte, aproxima pessoas e reforça o posicionamento do negócio.

2. Compreenda o compromisso maior do seu negócio

Uma estratégia baseada no compromisso maior (ou propósito, compromisso institucional, causa justa) dá significado e se conecta emocionalmente com as pessoas. Vai além do segmento, do consumidor e do mercado de atuação. O compromisso projeta o negócio no longo prazo, fortalece ações e dá coerência para as ações e dá base para que a empresa dure para sempre.

3. Construa uma cultura que valorize as pessoas

O maior capital das organizações neste século são as pessoas. Construa estratégias e práticas que fortaleçam uma cultura onde as pessoas sejam o centro – e a alma – do negócio. Abra espaços de escuta, segurança e respeito. Valorize quem está dentro e aproxima quem está fora. Olhando para as pessoas você pode atrair talentos e consumidores fiéis com maior facilidade.

4. Nunca pare de testar

Um negócio 100% pronto, não existe. No mundo atual, a mudança de comportamento e de recursos (tecnológicos ou não) é constante, por isso espaços ideação e experimentação são fundamentais para a longevidade do negócio. Questione práticas, entregas e processos de forma sistemática, esteja aberto para fazer mudanças no mesmo ritmo que o seu consumidor está amadurecendo e traga-o para dentro do processo.

5. Um olho no negócio outro no mundo

Negócios que consideram o olhar para o mundo como parte de suas estratégias, são mais saudáveis, superam instabilidades econômicas e políticas com maior facilidade, aproximam consumidores e perpetuam por mais tempo. A responsabilidade social, ambiental e cultural é parte da agenda das empresas modernas e são, sem dúvida nenhuma, geradores de valor e diferencial competitivo no curto e longo prazo.

 

Para um resultado concreto, não se trata em escolher uma ou outra estratégia, mas sim em combinar e construir, com coerência, cada uma delas. Você não precisa implementar tudo ao mesmo tempo – talvez isso seja até impossível -, mas é importante ter consciência de cada uma e que, aos poucos elas precisam fazer parte do olhar de toda a organização.

Morama Branding

21 de setembro de 2022

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