Insights

Por que a participação do cliente faz diferença na hora do desenvolvimento de um projeto de branding?

Pode parecer óbvio falar que é preciso estar alinhado com o cliente no momento de qualquer projeto, ainda mais quando se trata de clarear e direcionar estratégias de negócio. A provocação aqui vai além do briefing, saindo das primeiras conversas, reuniões ou check-ins que fazem parte da maioria dos processos.

É fundamental trazer quem é dono da marca – seja o gestor do negócio ou o gestor da área – como parte essencial no desenvolvimento do projeto. Por meio de um workshop que reúne os times do cliente, da Morama, e por vezes um especialista convidado, trazemos a colaboração como ponto de encontro e de potência para o projeto. Nesse momento, cada um tem um papel para que todo o trabalho de marca seja coerente e efetivo: o time do cliente traz a bagagem de viver o dia a dia do negócio e/ou a aspiração para o novo momento da marca; nós, trazemos o conhecimento sobre comportamento de consumo e a experiência no desenvolvimento e na construção de marcas fortes e potentes; os especialistas trazem uma visão contextual que faz toda a diferença.

A junção desses olhares e repertórios, faz com que não só estejamos alinhados, mas que todos façam parte ativa do projeto de branding, identificando os temas a serem explorados em conjunto. Esse momento é um dos inegociáveis que levamos ao cliente, e faz parte de todos os projetos dos quais participamos – seja na construção da plataforma de valor, no desenvolvimento de estratégias de arquitetura de marcas, na escavação do propósito, ou mesmo na aplicação do Impulso (nossa metodologia ágil para resolução de problemas práticos e conceituais).

Essa vivência aproxima pessoas, alinha e clareia o caminho e traz força de ação, já que na multiplicidade, a riqueza de conteúdo cresce, junto com a vontade de fazer acontecer.

Pâmela Cristina Faleiro

20 de junho de 2022

Assine nossa newsletter para receber

insights sobre marcas e negócios.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade