BioGranja

Um movimento sonhado em família

Gaia BioGranja nasce a partir do desejo de uma família de sair da cidade grande para colocar as mãos e os pés na terra e se dedicar à produção de alimentos mais puros. O município de Bom Princípio foi o lugar escolhido para produzirem o primeiro frango orgânico certificado do Rio Grande do Sul.

Como quase todo pequeno negócio, os primeiros anos de operação foram desafiadores. A fim de solucionar vulnerabilidades e aumentar o alcance dos produtos, a partir de 2021, a empresa começa a atuar em parceria com a Granja Pinheiros – uma marca que compartilha dos mesmos valores e princípios. Juntas, passam a oferecer ao consumidor mais exigente uma variedade de cortes de frangos 100% orgânicos.

Uma nova marca para um novo momento

Nosso objetivo enquanto Morama estava em entender esse novo momento do negócio e o contexto do mercado, estruturando a proposta de valor da marca e direcionando o desenvolvimento da manifestação visual. Além do redesenho da marca, uma nova linha de embalagens também foi apresentada ao consumidor.

Após um resgate da história da empresa junto à família, conversamos com parceiros do negócio e com o consumidor – final e varejista. A partir dos dois grupos de clientes, identificamos e traçamos diferentes perfis de comportamento de consumo.

As entrevistas individuais e em profundidade nos permitiram identificar os pilares fundamentais da marca e entender as dores e as oportunidades do mercado de proteína orgânica. O diagnóstico foi complementado com uma pesquisa desk do segmento, que analisou os principais players e as diversas categorias de produtos disponíveis no mercado.

O que fizemos

Pesquisa e diagnóstico
Território de atuação e públicos
Posicionamento de mercado
Personalidade
Atributos e benefícios
Proposta de valor
Manifesto
Recomendações e insights
Manifestação visual – Rodrigo Müller

Fazer diferente para fazer a diferença

A proposta de valor da marca baseia-se fundamentalmente na essência, nos sonhos e nos valores da família de produtores agroecologistas. BioGranja nasce para mostrar que é possível termos uma alimentação mais saudável através de produtos mais puros e um consumo mais consciente, com meios de produção prósperos e justos, tanto para as pessoas como para a natureza. Ao mesmo tempo, vem para fortalecer o pequeno produtor e a cadeia de produção orgânica, de modo a trazer segurança ao consumidor.

A ideia para a identidade visual surge a partir de uma brincadeira com as sombras das mãos – um retrato descontraído de uma ave para representar a proximidade, o lado humano e familiar da marca e o cuidado com o todo, do início ao fim. As embalagens destacam-se na gôndola pela vivacidade das cores – tendo um tom de cor para cada tipo de corte de frango. A janela garante a visibilidade do produto e os ícones estampados na embalagem trazem as principais características do frango orgânico.

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